CONCENTRAÇÃO ECONÔMICA
Foi na região sudeste em São Paulo que a industrialização entrou em condiçoes para se desenvolve as condiçoes favoraveis foram:a disponibilidade monotera,a mão de obra e um mercado interno consumidor adquado para implantação de fabricas.
A concentração indústrial do sudeste estimulou o crescimento econômico no setor primário,secúndario e terciario.
A DESCONCENTRAÇÃO INDÚSTRIAL NO SUDESTE
Essa região está havendo um processo de desconcentração indústrial do sudeste isso é varias insdústria estão deixando a região e se instalando em outros pais.
A deconcentração indústrial interna que é ,varias empresas estão deixando áreas tradicionais e pionera do sudeste e se instalando em áreas da mesma região
COMPLEXO METROPOLITANO DO SUDESTE
A industrialização urbonizada do nosso país esta na região sudeste ,ela é denominada megalopole corresponde o complixo metropólitano do suldeste que são as regioes de São Paulo, Rio de Janeiro da Baixada Santista e de Campinas.
CONCENTRAÇÃO POPULACIONAL
O sudeste possui uma concentração econômica e populacional. Sendo a região mais populosa do país.O sudeste é a maior densidade demografica do país com cerca de 78hab/km²e o mais indice de urbanização.
O sudeste é a mais indústrializada e tem uma agropecúaria moderna,o setor terciario é que gera bstante renda.
AS ATIVIDADES INDÚSTRIAIS
A migração de indústrias,de empresas de outros setores econômicos,que optaram a instalar-se em outras regiões. O sudeste é a região mais importante ,do ponto de vista econômico,as empresas continuam tendo essa região como centro de decisões e de concentração de riquezas,o estado de São Paulo tem um grande destaque nacional.O parque indústrial é diversificado com a presença de todos os tipos de indústria:de transformação,extrativa e da construção.
OS TECNOPOLOS
No sudeste encontramos os principais tecnopolos ou centros de alta tecnologia do Brasil.Esses polos correspondem áreas onde se concentram centros de pesquisas científica e tecnologia,como universidades e instituto de pesquisa.A tecnologia ali é aplicada nas indústrias,conciliando crescimentos científico e tecnologico com produtos indústriais.Isso ocorre nos tecnopolos das cidades de Campinas,São Carlos e São José dos Campos no estado de São Paulo;Nova Friburgo e Petropoles,no Rio de Janeiro;Vitória no Espirito Santo;Belo Horizonte e Uberlândia em Minas Gerais.
O SETOR TERCIARIO
O setor terciario é responsável por mais da metade do PIB produzido pelo sudeste.
- As atividades comerciais são,varios e importante centro atacadista.
- Grande número de shopping centers e inumeros centros comerciais.
SETOR FINANCEIRO
No sudeste também ha varias prestadora de serviço de varios ramos:Educação,saúde e o setor financeiro que vem ganhando destaque.
AS VIAS DE CIRCULAÇÃO
Devido a grande importância econômica do sudeste irradia-se a destribuição de manufaturados,de tecnologia avançada e investimento para varias regiões do pais.O transporte ainda é importante pois deixa a região mais desenvovida.
ESPAÇO AGRARIO DO SUDESTE
A agropecúaria do sudeste e importante na econômia regional e nacional pois grande parte é abrangida por ela.
A AGRICULTURA
As atividades agricolas se desenvolvem no sudeste mais modernizada pelo uso de fertilizante químico e agrotóxico e por vários tipos de produto.
Os produtos cultivados eram:Laranja,café e cana-de açucar que atendiam ao mercado interno e por atender a balança brasileira;Os produtos produzido na região era destinada exploração.O São Paulo e o maior produtor de laranja e de cana-de-açucar e os outros três são produtores de café.
E para a colheita do café e laranja tem baixa mecanização por isso contratavam trabalhadores nessa época.
A PECÚARIA
Grande parte das atividades da pecúaria no sudeste e de forma intensiva.Com vacinas garantindo alta produtividade.
O sudeste so perde para Centro-oeste em criação de bovinos,e criação de súinos fica em terceiro maior da região brasileira.
A produção leitera do sudeste é a maior do pais e é responsável pelo abastecimento das indústrias de laticinios e pelo mercado interno do pais.
O EXTRATIVISMO
O sudeste baseia-se principalmente na extração de recursos minerais e um grande destaque de atividades extrativista são o petróleo e o minério de ferro.
O PETRÓLEO
O Rio de Janeiro e o estado que as terras submessas margeiam todos os continentes,até a profundidadede duzentos metros por cerca de 80% de petroleo produzido no pais.
Apesar do estado de São Paulo o Espirito Santo produzirem menos petróleo também são produtores de petróleo.
O sudeste é o maior número de refinorias de petróleo do país e o maior consumidor dessa indústria,como o conbustivel.
MINÉRIO DE FERRO
No sudeste o mineiro de ferro é encontrado no Rio de Janeiro abastecendo o mercado interno com oexterno.