terça-feira, 13 de outubro de 2009

População da Região Sul

A Região Sul é a menor em superfície territorial do Brasil. Ela ocupa cerca de 7% do território brasileiro, mas também sua população é duas vezes maior que o número de habitantes das regiões Norte e Centro-Oeste. Seus 26.973.511 de habitantes representam uma densidade demográfica de 43,50 hab/km2.
O povoamento da região sul comeu a crescer com a chegada dos imigrantes europeus, famílias portuguesas, os alemães, a imigração italiana e em menor quantidade os poloneses e ucranianos e também de alguns japoneses. Paulistas, nordestinos e mineiros vieram atraídos pela expansão do café no Paraná.

Economia da Região Sul

Os aspectos econômicos da Região Sul são bastante diversificados, destacando-se a agropecuária e as indústrias.
A existência de áreas de pastagens naturais favorecem o desenvolvimento da pecuária extensiva de corte, o que explica a pequena população rural.
Com o aumento do mercado consumidor local e o surgimento de frigoríficos ocorreram uma criação mais aprimorada da pecuária leiteira e lavouras comerciais, destacando-se o cultivo do arroz, trigo e batata.
A agricultura é desenvolvida em áreas florestais com predomínio de pequenas propriedades e do trabalho familiar.
A policultura é comum na região com caráter comercial, sendo que feijão, mandioca, milho, arroz, batata, abóbora, soja, trigo, hortaliças e frutas são os produtos mais cultivados. Algumas produções estão voltadas para a indústria como a cultura de uva, para a fabricação do vinho, de tabaco para a indústria de cigarros e também soja para a fabricação de óleo. Há ainda a criação de porcos para abastecer os frigoríficos e leite para as usinas e fábricas de laticínios.
O extrativismo é importante para o Sul do Brasil e o fato de o mato das araucárias ser bastante aberto e relativamente homogêneo facilita sua exploração. As espécies preferidas são o pinheiro-do-paraná, a imbuia e o cedro, aproveitadas em serrarias ou fábricas de papel e celulose. A erva-mate é outro produto importante do extrativismo vegetal e é cultivada em certas áreas no Sul.
A Região Sul é pobre em recursos minerais, por sua estrutura geológica. Há cobre no Rio Grande do Sul e chumbo no Paraná, mas o principal produto é o carvão-de-pedra que se concentra em Santa Catarina. É utilizado em usinas termelétricas locais e na siderurgia.
Na região Sul se localizam indústrias siderúrgicas, químicas, de couros, de bebidas, de produtos alimentícios e têxteis, fazendo desta a segunda região mais industrializada do país. A industrialização de Curitiba é mais recente, destacando-se suas metalúrgicas, madeireiras e fábricas de alimentos.
Algumas cidades industriais da região são mono-industriais como Pelotas (frigoríficos), Lages (madeiras), Londrina (alimentos) e Blumenau (têxtil) ou então abrigam dois gêneros de indústrias, como Caxias do Sul (bebidas e metalurgia). A exceção é Joinville que tem setores metal mecânico, químico, plástico, e de desenvolvimento de software.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

REGIÃO SUL, trabalho.

HOJE NÓS VIEMOS AO LABIN PARA FAZER O TRABALHO SOBRE A REGIÃO SUL.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O SUDESTE,resumo do cap.3 e cap.4.

CAP.3:SUDESTE:ORGANIZAÇÃO ATUAL DO ESPAÇO

CONCENTRAÇÃO ECONÔMICA

Foi na região sudeste em São Paulo que a industrialização entrou em condiçoes para se desenvolve as condiçoes favoraveis foram:a disponibilidade monotera,a mão de obra e um mercado interno consumidor adquado para implantação de fabricas.
A concentração indústrial do sudeste estimulou o crescimento econômico no setor primário,secúndario e terciario.

A DESCONCENTRAÇÃO INDÚSTRIAL NO SUDESTE

Essa região está havendo um processo de desconcentração indústrial do sudeste isso é varias insdústria estão deixando a região e se instalando em outros pais.
A deconcentração indústrial interna que é ,varias empresas estão deixando áreas tradicionais e pionera do sudeste e se instalando em áreas da mesma região

COMPLEXO METROPOLITANO DO SUDESTE

A industrialização urbonizada do nosso país esta na região sudeste ,ela é denominada megalopole corresponde o complixo metropólitano do suldeste que são as regioes de São Paulo, Rio de Janeiro da Baixada Santista e de Campinas.




CONCENTRAÇÃO POPULACIONAL

O sudeste possui uma concentração econômica e populacional. Sendo a região mais populosa do país.
O sudeste é a maior densidade demografica do país com cerca de 78hab/km²e o mais indice de urbanização.



CAP.4:A ECONÔMIA DO SUDESTE

O sudeste é a mais indústrializada e tem uma agropecúaria moderna,o setor terciario é que gera bstante renda.

AS ATIVIDADES INDÚSTRIAIS


A migração de indústrias,de empresas de outros setores econômicos,que optaram a instalar-se em outras regiões. O sudeste é a região mais importante ,do ponto de vista econômico,as empresas continuam tendo essa região como centro de decisões e de concentração de riquezas,o estado de São Paulo tem um grande destaque nacional.O parque indústrial é diversificado com a presença de todos os tipos de indústria:de transformação,extrativa e da construção.

OS TECNOPOLOS
No sudeste encontramos os principais tecnopolos ou centros de alta tecnologia do Brasil.Esses polos correspondem áreas onde se concentram centros de pesquisas científica e tecnologia,como universidades e instituto de pesquisa.A tecnologia ali é aplicada nas indústrias,conciliando crescimentos científico e tecnologico com produtos indústriais.Isso ocorre nos tecnopolos das cidades de Campinas,São Carlos e São José dos Campos no estado de São Paulo;Nova Friburgo e Petropoles,no Rio de Janeiro;Vitória no Espirito Santo;Belo Horizonte e Uberlândia em Minas Gerais.

O SETOR TERCIARIO

O setor terciario é responsável por mais da metade do PIB produzido pelo sudeste.

  • As atividades comerciais são,varios e importante centro atacadista.
  • Grande número de shopping centers e inumeros centros comerciais.

SETOR FINANCEIRO

No sudeste também ha varias prestadora de serviço de varios ramos:Educação,saúde e o setor financeiro que vem ganhando destaque.

AS VIAS DE CIRCULAÇÃO

Devido a grande importância econômica do sudeste irradia-se a destribuição de manufaturados,de tecnologia avançada e investimento para varias regiões do pais.O transporte ainda é importante pois deixa a região mais desenvovida.

ESPAÇO AGRARIO DO SUDESTE

A agropecúaria do sudeste e importante na econômia regional e nacional pois grande parte é abrangida por ela.

A AGRICULTURA

As atividades agricolas se desenvolvem no sudeste mais modernizada pelo uso de fertilizante químico e agrotóxico e por vários tipos de produto.

Os produtos cultivados eram:Laranja,café e cana-de açucar que atendiam ao mercado interno e por atender a balança brasileira;Os produtos produzido na região era destinada exploração.O São Paulo e o maior produtor de laranja e de cana-de-açucar e os outros três são produtores de café.

E para a colheita do café e laranja tem baixa mecanização por isso contratavam trabalhadores nessa época.

A PECÚARIA

Grande parte das atividades da pecúaria no sudeste e de forma intensiva.Com vacinas garantindo alta produtividade.

O sudeste so perde para Centro-oeste em criação de bovinos,e criação de súinos fica em terceiro maior da região brasileira.

A produção leitera do sudeste é a maior do pais e é responsável pelo abastecimento das indústrias de laticinios e pelo mercado interno do pais.

O EXTRATIVISMO

O sudeste baseia-se principalmente na extração de recursos minerais e um grande destaque de atividades extrativista são o petróleo e o minério de ferro.

O PETRÓLEO

O Rio de Janeiro e o estado que as terras submessas margeiam todos os continentes,até a profundidadede duzentos metros por cerca de 80% de petroleo produzido no pais.

Apesar do estado de São Paulo o Espirito Santo produzirem menos petróleo também são produtores de petróleo.

O sudeste é o maior número de refinorias de petróleo do país e o maior consumidor dessa indústria,como o conbustivel.

MINÉRIO DE FERRO

No sudeste o mineiro de ferro é encontrado no Rio de Janeiro abastecendo o mercado interno com oexterno.

sábado, 22 de agosto de 2009

HOJE NÓS APRENDEMOS A MECHER NO BLOGGER, EU FIZ O MEU EMAIL.